JADEM SMITH E JACKIE CHAN EM NOVO KARATÊ KID
DIVULGAÇÃO/SONY PICTURES
De Marcelo Ap. de Castro
Jaden Smith se preparou muito para assumir o papel do novo karatê kid. Antes das aulas do Sr. Han (Jackie Chan) no filme. Teve como lição de casa, o desafio de assistir a maioria dos filmes de Kung-fu do ator chinês para ver como funcionavam e treinou esta arte marcial durante um ano. Mas mesmo assim, como ele disse em entrevista a um jornal americano que sofreu muito fisicamente durante as filmagens.
Jaden Smith mesmo pela idade já não parece um novato. Ele tem 12 anos. Fez algumas participações em filmes pequenos., Mas foi contracenando com seu pai Will Smith no filme EM BUSCA DA FELICIDADE que despontou como ator e o seu gosto pelos filmes. Assim, seu pai Will Smith ( Eu sou a Lenda, Hancock ) e sua mãe Jada Pinkett Smith ( participou do filme Matrix 2 ) compraram os direitos do filme Karatê Kid para que ele tivesse a oportunidade de ser o protagonista.
O diretor holandês Harald Zwart (Agente Teen, Pantera cor de rosa 2 ) entrou no projeto com vontade e fez um bom filme. Conseguiu tirar de Jaden Smith uma naturalidade incrível em algumas cenas. Como na cena do ping-pong. E mostrou um Jackie Chan mais humano com o seu olhar melancólico e seu cansaço físico que é latente na tela.
A história é a mesma e quase todos os diálogos do original estão presentes. Nessa refilmagem o que muda é o espaço geográfico e as situações. O personagem Dre Parker(Jaden Smith) e a sua mãe Sherry Parker ( Taraji P. Henson ) mudam-se da cidade de Detroit para a China. No original Danil-san mudava de uma cidade americana para outra. No novo karatê Kid, Dre Parker ( Jaden Smith ) precisa se adaptar, mesmo contra a sua vontade, a língua e cultura local. Mesmo com a dificuldade de fazer amigos, ele conhece a jovem violonista Mei Ying ( Wen Wen Han ) que retribui sua atenção, mas Cheng (Zhenwei Wang), um prodígio do kung fu, cuja família é conhecida de Mei Ying, não permite a sua aproximação e lhe dá uma surra. Mas não pára ai, o jovem Cheng continua perseguindo e humilhando Dre na escola.
Entra em ação, quer dizer, em cena. Jackie Chan, que desta vez não faz piruetas, malabarismo com as cadeiras, escadas. Ele interpreta o seu primeiro personagem dramático, o Sr. Han. Em conversa com o critico de cinema Luiz Carlos Merten, no evento da distribuidora Sony em Cancún, Jackie disse que agradece muito a Will Smith por ter dado esta oportunidade e em tom de brincadeira disse que será o “Robert de Niro da Ásia”
Brincadeiras á parte, ele tem apenas uma luta e mesmo assim é espetacular. Jaden Smith é perseguido por Cheng e sua turma. Por encontrar um obstáculo, Jaden tenta subir em umas caixas para chegar ao muro, mas é derrubado no chão pelo garoto Cheng que está acompanhado por mais garotos. Dois deles seguram Dre e Cheng dá um soco em seu estomago. Ele cai e quando vai levar um chute, Sr. Han defende. Depois disso é só curtir a cena, que é incrivelmente coreografada.
O ator que faz o personagem Cheng (Zhenwei Wang) deveria ser indicado ao melhor vilão no próximo MTV Movie Awards. Ele fez muito bem o antagonista da história.
Apesar de cenas/cartão postal, o diretor Harald Zwart conseguiu imprimir um olhar contemplativo das grandiosas imagens da antiga China. Como se voltasse a época da Dinastia Ming ,com aquela monumental Cidade Proibida.
O filme arrecadou o incrível 170 milhões de dólares no mercado americano. Já correm alguns boatos que a sequência pode chegar aos cinemas em 2013.